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De carro novo, irmãos Baumgart vão à caça no Sertões

De carro novo, irmãos Baumgart vão à caça no Sertões

Os irmãos Cristian e Marcos Baumgart prometem ir à caça no Sertões 2020, que começa em Mogi Guaçu (SP) no próximo dia 30 e atravessará o país por cerca de cinco mil quilômetros até a chegada em Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses. Serão oito dias de competição atravessando cinco estados mais o Distrito Federal – as cidades não foram reveladas, pois a caravana da prova será isolada em “bolhas” para evitar qualquer contato e contágio pelo novo coronavírus.

E para sair à caça, os irmãos mais velozes do rali brasileiro terão novas armas à disposição: os Toyota Hilux IMA preparados pela empresa belga Overdrive, em substituição aos Ford Ranger construídos pela NWM Motorsport. No primeiro contato com os Toyota, no final de setembro, Cristian Baumgart e o navegador Beco Andreotti venceram o Baja Capital dos Vinhos, em Portugal, enquanto Marcos Baumgart e Kleber Cincea terminaram no pódio em terceiro lugar.

É o mesmo modelo com o qual Fernando Alonso disputou o Dakar de 2020 e traz diversas atualizações em relação ao modelo com o qual o catari Nasser Al-Attyiah venceu o Dakar no ano anterior. O bólido traz motor 5.0 V8 de posição central e 390 cavalos de potência, além de câmbio sequencial Sadev de seis marchas.

“Um ano diferente requer algo diferente. Viemos com novidades, porque a cada ano que passa o Sertões fica mais difícil e os competidores vêm ainda mais preparados. Temos aí nove, dez pilotos com chance de título e vários deles já venceram o Sertões. Então, esse ano eles são a caça e nós somos os caçadores”, destacou Marcos Baumgart, tricampeão brasileiro e campeão sul-americano de rali Cross Country.

O navegador Kleber Cincea compartilha das expectativas de seu parceiro de cockpit. “A expectativa é sempre de lutar pela vitória, e desta vez estamos com um carro novo. Estamos otimistas, fizemos a lição de casa, nos preparamos em Portugal e vamos com força total. Claro, o Sertões é dificílimo e com uma concorrência fortíssima, mas vamos dar o nosso melhor o tempo todo”, disse.

Apesar do título entre os carros em 2019 ter ficado com um carro construído pela X Rally Team, o sabor não foi dos mais agradáveis. Quando buscavam o tetracampeonato consecutivo da prova, Cristian Baumgart e Beco Andreotti se acidentaram sem gravidade no sexto dos oito dias de prova e, apesar de terem voltado à prova, perderam a liderança para Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio. Depois de três anos consecutivos vencendo, Cristian e Beco ficaram com o vice.

“Quem vence o Sertões é porque mereceu, então não há demérito nenhum nos vencedores do ano passado, que fizeram um excelente trabalho e tiraram tudo do carro que construímos. Claro que foi algo que desceu com um gosto meio amargo na garganta, e por isso reforçamos a nossa preparação para 2020”, afirmou Cristian. “Vai ser diferente, em uma época diferente, e acho que vamos ter mais calor e mais umidade. A concorrência vai ser muito apertada, e isso vai fazer do Sertões 2020 uma competição fantástica. Quanto aos carros novos, a gente se adaptou bem e rápido quando corremos em Portugal. Os carros vieram ao Brasil, montamos, fizemos um treino breve e agora já está tudo pronto para começar a briga”, concluiu.

“Os Toyota se mostraram muito fortes, rápidos e confiáveis. E depois de grandes nomes do rali mundial, chegou a nossa vez de acelerar estas máquinas. O nível dos concorrentes é cada vez mais alto – o resultado do ano passado provou isso - e precisamos acompanhar essa tendência. Vamos em busca de trazer esse título de volta à nossa equipe”, pontuou o navegador Beco Andreotti, que forma ao lado de Cristian uma das duplas mais longevas da história do rali mundial, com 20 anos de parceria.

TOYOTA HILUX IMA OVERDRIVE – FICHA TÉCNICA
Motor: 5.0L V8 (Lexus RCF)
Potência: 390 HP
Torque: 590 Nm
Vel.Máx.: 195 km/h aprox.
Injeção: Direta de nova especificação
Transmissão: Câmbio Sadev sequencial 6 marchas + ré
Embreagem: AP Racing Sinter metálica
Diferenciais: Gemini Overdrive/Hallspeed
Chassis: Tubular com habitáculo em carbono-kevlar
Freios: 6 pistões refrigerados a água (frente e traseira)
Suspensão: Independente nas 4 rodas com 280 mm e amortecedores BOS
Comprimento: 4.800mm
Largura: 2.000mm
Altura: 1.750mm
Peso: aprox.. 1.850 kg vazio (mínimo pelo regulamento FIA)
Entre-eixos: 2.900mm
Tanque de combustível: FT3 Safety Tank 500L de capacidade

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