X Rally Team constrói seu primeiro protótipo T1 FIA no Brasil e vence na abertura do Brasileiro
O Rally Minas Brasil, primeira etapa da temporada do rali cross country nacional, foi o palco do primeiro e bem-sucedido teste da equipe bicampeã do Sertões, que construiu seu carro em apenas três semanas
Bicampeã do Rally dos Sertões, a equipe X Rally Team passou também a construir protótipos de competição para ralis. A primeira máquina construída foi uma Ford Ranger V8 4x4 semelhante à qual Cristian Baumgart e Beco Andreotti faturaram o título da principal prova do off-road brasileiro em 2016 e 2017. Toda feita sob a especificação T1 FIA, o carro foi construído em São Paulo em um tempo recorde de três semanas contando, inclusive, com consultoria da Neil Woolridge Motorsports, empresa sul-africana responsável pela construção dos carros com o qual Cristian e Beco venceram o Sertões dos dois últimos anos.O primeiro grande teste foi realizado no último final de semana em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O Rally Minas Brasil estreou também a classe T1 FIA Brasil, com carros de construção mais moderna.
Mesmo com condições tão adversas, de clima chuvoso, tornando o trajeto extremamente liso e de difícil pilotagem, o teste foi um sucesso. Nas mãos de Marcos Baumgart e Kleber Cincea, o protótipo Ford Ranger X Rally Team V8 4x4 venceu a prova.
“O principal aqui era testar o carro, que foi construído em apenas três semanas. Fizemos apenas um teste de rodagem para ver se estava tudo funcionando bem e embarcamos o carro para Minas Gerais”, descreve Marcos Baumgart. “As condições do rali não foram as melhores, pois estava tudo muito liso por causa da chuva, mas a princípio não senti nenhuma diferença em relação aos carros com o qual competimos no Sertões. Então, podemos dizer que a construção do nosso primeiro protótipo foi um sucesso”, elogiou.
Mais dois protótipos estão em fase final de construção e estarão disponíveis para compra ou aluguel para a disputa de etapas do Campeonato Brasileiro, do Rally dos Sertões e também para o Rally Dakar.
Um novo começo
Na esteira do crescente interesse de pilotos brasileiros pelos bólidos da classe T1 FIA, o X Rally Team agora investe na construção destes protótipos em território nacional, aproveitando a criação da categoria T1 FIA Brasil pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), homologados para competições nacionais de cross-country.
A construção dos dois primeiros protótipos já foi concluída, fruto de uma parceria com a Neil Woolridge Motorsports, empresa sul-africana responsável que forneceu à equipe o carro que venceu os dois últimos Sertões. “Desde 2014 estamos juntos com a NWM e construímos uma relação de confiança muito forte. Agora eles estão nos auxiliando com toda a expertise de mais de 30 anos de rali na África do Sul na execução deste projeto”, aponta Andreotti.
A configuração dos bólidos, de acordo com ele, é a mesma do carro com o qual venceu o Sertões por duas vezes consecutivas. “É o mesmo motor V8 de 350 cavalos, o mesmo câmbio sequencial Sadev de seis velocidades, a mesma mecânica, com algumas pequenas diferenças que não prejudicam seu altíssimo desempenho, mas deixam os custos mais baixos em relação ao T1 FIA de especificação completa”, destaca o chefe de equipe.
Entretanto, Beco destaca que, dependendo da demanda, também poderão ser feitos carros para clientes que desejarem competir na classe T1 FIA com o carro “full-spec”, seja para o Sertões, seja para o Dakar ou para provas do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA.
Com a expertise de 18 anos de Rally dos Sertões e mais quatro anos competindo em provas internacionais contando com a consultoria sul-africana da NWM, construtora dos Ford Ranger V8 4x4 que venceram duas vezes a prova no Brasil, o time sediado na zona norte de São Paulo coloca-se como construtora de veículos de competição, e não somente de manutenção.
FICHA TÉCNICA
FIA X Rally Ford Ranger
Motor: Ford Mustang 5.0L V8
Potência: 350 cv a 4.500 rpm
Carroceria: Fibra de Vidro
Suspensão: Independente na frente e eixo rígido na traseira com dois amortecedores BOS por roda / Barra estabilizadora na traseira
Freios: Toyota Land Cruiser
Tanque de combustível: FIA 520 litros
Consumo: 1,7 km/l
Câmbio: Sadev 6 marchas sequencial, 4x4 integral
Rodas: Aro 16 Evocorse
Velocidade Máxima: 185 km/h
Peso: 1.915 kg
Eletrônica: Motec