X Rally Team

Notícias

Notícias

X Rally Team vence o Rally dos Sertões

X Rally Team vence o Rally dos Sertões

Associação com a preparadora sul-africana NWM Motorsport rendeu dobradinha dos Ford Ranger com vitória da dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti entre os carros

Foi uma das edições mais difíceis da história do Rally dos Sertões. Por isso, o sabor da vitória vem com ainda mais intensidade. Terminou, na tarde deste sábado (10) em Palmas (TO), a 24ª edição do maior rali sem fronteiras do planeta. A mais longa competição off-road do país contemplou sua mais nova dupla campeã: Cristian Baumgart e Beco Andreotti, com o NWM-Ford Ranger #304 do X Rally Team, que completou os sete dias e 3.212 quilômetros de prova em um total de 28 horas, 39 minutos e 47 segundos.

"Durante vários anos nós batemos na trave; agora finalmente fizemos o gol. Isso nos tira um peso enorme das costas. Todo mundo que sempre acreditou na gente sentiu a realidade de vencer esse desafio, a luta de todos os anos. Foi algo que construímos, que tanto batalhamos para que acontecesse. Colocamos toda a energia, a vibração de todo mundo, o trabalho da família X Rally Team, para realizar um sonho não só nosso, mas de todas estas pessoas que passaram pela nossa vida durante estes 17 anos", falou Cristian Baumgart.

Parceiro de Cristian há 15 anos nas provas de rali, Beco Andreotti relatou o alívio com a chegada a Palmas. "Nunca imaginei que a vantagem que acumulamos pesaria tanto nas nossas costas. O sentimento é de dever cumprido. Lutamos muito por isso e por bastante tempo. Escolhemos o caminho certo, o parceiro certo na NWM Motorsport, com um carro excelente. Toda a equipe, estafe, mecânicos, chefe de equipe, cozinheiros, motoristas, todo mundo trabalhou direto, incansável, realmente como uma família e estamos muito felizes com a conquista", afirmou o navegador.

A vitória veio com dobradinha para a associação X Rally Team/NWM Motorsport, já que o sul-africano Lance Woolridge e o brasileiro Marcelo Haseyama colocaram o Ford Ranger #333 na segunda colocação geral com direito a vitória na especial que fechou o rali na chegada à capital do Tocantins.

"Eu tinha uma missão em mente e sabia que tinha que forçar, e foi o que fizemos. Estou contente que tudo deu certo, e o fato de termos parado no penúltimo dia para ajudar o Cristian e o Beco fez do final ainda melhor porque não perdemos o segundo lugar no final", lembrou Lance, que ficou mais de 20 minutos parado no Jalapão ajudando os companheiros de equipe a realizarem a troca do semieixo do carro #304, caindo para o terceiro lugar acumulado a apenas nove segundos do Mitsubishi de Guilherme Spinelli/Youssef Haddad. 

Na especial final, Woolridge e Haseyama venceram o trecho com 1min15s de vantagem sobre os oponentes, retomando o segundo lugar e fechando o rali como vice-campeões entre os carros. "Um ótimo resultado para nós e para o X Rally Team. Missão cumprida. Foi fantástico. Foi um rali longo, quente, duro e bem mais difícil que os dois anteriores quando estive aqui trabalhando com o time. Eu adorei", apontou.

Foi a primeira corrida internacional do piloto sul-africano de 25 anos, em uma jornada que foi melhorando dia a dia no entrosamento com um navegador que também enfrentou um desafio: passar as instruções em outro idioma. "Nosso entrosamento ajudou muito a ganhar confiança e dar a velocidade que precisávamos no final. A estratégia do último dia era colocar a faca entre os dentes e basicamente acelerar tudo o que podíamos. Isso fez a diferença. Vencemos uma merecida especial, e este segundo lugar geral vem com gosto de vitória", destacou Haseyama, que ao lado de Lance fechou a prova a 39min24s dos líderes, garantindo a dobradinha dos NWM-Ford Ranger no Rally dos Sertões.

"Embora não tenhamos completado a prova com o nosso carro, nos sentimos com este gosto de vitória. Trabalhamos juntos este tempo todo, focando nos detalhes, fizemos toda a preparação. Para mim e o Marcos, desta vez não era para ter sido. De qualquer forma, estamos muito felizes com a vitória da nossa equipe. Eu quase tive um treco enquanto os carros não terminavam a especial", apontou Kleber Cincea, navegador de Marcos Baumgart. A dupla do #303 abandonou o rali no quarto dia após uma capotagem, quando ocupava o segundo lugar geral e formava um 1-2-3 da equipe no acumulado.

Beco e Cristian compartilham do mesmo sentimento. "O Marcos e o Klebinho são o coração da equipe. Estamos juntos há tanto tempo que foi uma pena não vê-los terminar, mas faz parte", frisou Andreotti. "Há muito mais por vir. Estaremos sempre ao lado deles e sabemos das chances deles", completou Baumgart.

Renascendo das cinzas - Neil Woolridge, construtor e preparador dos NWM-Ford Ranger V8 4x4, destacou o orgulho por todo o time. "Foi um ótimo rali, mas todas as corridas são ótimas quando se vence. A organização do evento foi perfeita, foi um rali duro, mas um rali justo. Trabalhamos com uma grande equipe, pessoas excelentes e tivemos um carro fantástico", disse.

Para ele, o segundo lugar do filho Lance, além de um bônus, é um orgulho. "O fato de ele ter vencido sua primeira especial fora da África foi bem legal. Ele teve de parar para socorrer o outro carro no sexto dia - o que foi 100% a coisa certa a fazer, o que mostrou o caráter e o espírito esportivo dele, algo que me deixa extremamente orgulhoso. No último dia ele atacou ao máximo e tudo funcionou perfeitamente em uma grande prova", descreveu.

Antes de comemorar o título do Sertões, Woolridge viveu um drama: menos de um mês antes do início do rali, um incêndio destruiu a oficina da NWM Motorsports em Pietermaritzburg, na África do Sul. Equipamentos, ferramentas e carros foram destruídos.

"Se alguém me dissesse um mês atrás que estaríamos no Brasil vencendo a classificação geral do Sertões eu diria que essa pessoa é louca. Graças a Deus nossos carros T1 FIA não estavam lá - eles haviam sido despachados para o Brasil uma semana antes, porque não sobrou nada da fábrica: tudo foi queimado", detalhou.

"É como dizem: das cinzas nasce a fênix. Foi exatamente o que fizemos. Agora já iniciamos a construção de novos carros, de um novo prédio... Sabemos que temos um bom produto e um time fantástico, muito apoio e estaremos de volta no próximo ano para vencer de novo", concluiu.

Resultado do 7º Dia:
1º) Lance Woolridge/Marcelo Heseyama (NWM-FORD PERFORMANCE), 1h54min32s;
2º) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (MITSUBISHI), 1h55min48s
3º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (FORD X RALLY TEAM), 2h00min54s;

RESULTADO FINAL DO RALLY DOS SERTÕES:
1º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 28h39min47s
2º) Lance Woolridge/Marcelo Haseyama - 29h19min12s (+39min24s)
3º) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 29h20min19s (+40min31s)

Patrocinadores

Motul
Rodobens
Vedacit
P1 Media Relations
BFGoodrich